sexta-feira, 20 de julho de 2012

FC Porto não participa na Liga Portuguesa de Basquetebol 2012/2013

Publicado em porto24.pt

O FC Porto falhou o prazo limite de inscrição na Liga portuguesa de basquetebol e vai ficar afastado da temporada 2012/2013, revelou esta quinta-feira fonte da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB).

O prazo de inscrição terminou esta quinta às 18h e nenhum pedido de inscrição por parte da equipa dos “dragões”, finalistas na última temporada e campeões em 2010/11, foi recebido nos serviços administrativos do organismo.

Segundo a mesma fonte, o FC Porto não deu, para já, qualquer justificação ou explicação à FPB por esta ausência do próximo campeonato nacional.

Nas últimas semanas, a imprensa desportiva avançou que o FC Porto iria extinguir a seção de basquetebol sénior, informação que foi sempre rejeitada oficialmente pelo clube nortenho.

Sem os “dragões”, a Liga vai ser disputada por 11 equipas.

Comunicado da Direcção do FC Porto


Face à actual conjuntura federativa, à forma como o basquetebol tem vindo a ser gerido em Portugal e à actual situação económica, a direcção do FC Porto deliberou tomar as seguintes medidas:

1 – Suspender a sua equipa sénior de basquetebol;

2 – Proceder à liquidação e dissolução da Futebol Clube do Porto – Basquetebol, S.A.D., iniciando desde já todas as “démarches” para tal desiderato, solicitando a convocatória da competente assembleia-geral para o efeito e transferindo a actividade da modalidade para o Futebol Clube do Porto;

3 – Convidar o treinador Moncho López para dirigir todo o basquetebol do clube;

4 – Utilizar a infraestrutura Dragão Caixa para a competição da sua equipa de juniores;

5 – Reunir as condições necessárias, no mais curto espaço de tempo, no sentido de retomar a actividade da equipa sénior de basquetebol;

6 – Reorganizar o projecto do basquetebol do FC Porto com o objectivo de contribuir para que a selecção nacional volte a ser um espaço privilegiado para os jogadores formados em Portugal.

Porto, 19 de Julho de 2012

A Direcção do Futebol Clube do Porto 

Entrevista de Alberto Babo ao jornal Record

O ex-treinador do FC Porto, Alberto Babo, disse que o final do basquetebol profissional no clube poderá representar "um passo atrás, para, mais tarde, dar dois em frente".

O técnico referiu ter acompanhado a evolução da situação "com alguma perplexidade", mas acredita que "se o projeto for gerido com qualidade, poderá ser o mais acertado".

"Com esta desistência, de uma equipa deste nível, perde claramente o basquetebol português. Espero que as pessoas que vão ficar ligadas ao basquetebol portista sejam capazes de seguir a história do clube. E, quando surgir novamente ao nível profissional, surjam com outra alma, outra pujança, com outra vontade de mostrar que efectivamente este passo atrás foi para dar dois em frente", afirmou.

Babo disse ainda que "o basquetebol nacional está mal de saúde" e aponta o dedo "a todos os intervenientes da modalidade".

"O basquetebol não está nada bem, tem tido grandes recuos em termos de competição. Há equipas a desistir, há equipas a falhar `playoffs' em pleno campeonato e há selecções a jogar com jogadores que não têm experiência a nível internacional para ombrear com grandes equipas", referiu.

O treinador foi mais longe: "Aponto o dedo a toda a gente. Desde a federação, aos treinadores, aos directores, toda a gente envolvida. Há quem goste muito de basquetebol, mas só quem tem paixão pela modalidade é que conseguirá transmitir aquilo que queremos que o basquetebol seja. São essas pessoas que são esquecidas e não são aproveitadas para as coisas que são importantes para o basquetebol".

Alberto Babo esteve, nos últimos três anos, no comando da equipa angolana do Petro de Luanda, conquistado, em 2011, o título nacional. O treinador português destacou-se no basquetebol ao serviço do FC Porto, como jogador e mais tarde como treinador principal, entre 2006 e 2009.


Bom dia amigos,

É de lamentar que o FC Porto não vá participar na Liga Portuguesa de Basquetebol 2012/2013.

As dificuldades financeiras evocadas, para mim não são justificação para esta decisão. Muito do dinheiro  esbanjado no futebol, em atletas de valor duvidoso, daria para financiar as modalidades. 
Sabemos que as receitas nas modalidades são escassas, e provêm dos patrocínios, televisões e das receitas de bilheteira.
Deveria-se ter acautelado esta situação, nomeadamente na parte para a qual o clube tem poder de decisão.
Bilhetes com preço um pouco mais elevado para público e sócios, acabar com os bilhetes de borla para as claques, que acaba por os vender antes dos jogos a preço de sócio ao comum dos portistas.
Quanto à medida de apostar na formação, o FC Porto sempre a teve e de referência. Não atirem com areia aos olhos dos adeptos.
Se Moncho Lopez  não aceitar o projecto, tragam Alberto Babo, portista de coração, treinador que conhece o clube como a sua palma das mãos, e que nos anos 90 formou talentos como Rui Santos, Paulo Pinto, Nuno Marçal, etc

Quanto ao palhaço do Mário Saldanha, ao qual o FC Porto exigiu um pedido de desculpas públicas pelas afirmações falsas de que na final dos playoffs de basquetebol houve invasão de campo, e desta forma havia sido inviabilizado a entrega do troféu ao Benfica, cá estaremos para ver o seu futuro, porque o nosso já sabemos para esta época.

Sempre me orgulhei do ecletismo do nosso clube, e cujo estatuto de Instituição de Utilidade Pública sempre honrou, substituindo-se ao Estado na função de proporcionar aos jovens a prática desportiva.

O Basquetebol é uma modalidade histórica e merece que sejam enveredados todos os esforços para que a equipa sénior volte a competir.

Depois do fim do atletismo por causa do idiota Fernando Santos, esta foi mais uma machadada.

Sem comentários: