sábado, 25 de maio de 2013

Milhões sem Líder!

Se no caso de João Moutinho, Pinto da Costa já tinha preparado o terreno umas semanas antes, dizendo que tinha sido difícil manter o jogador no mercado de inverno, já no caso de James Rodriguez foi com alguma estupefação que se disse adeus a um jogador com 21 anos, com um mundial à porta.

Mas mais ainda incrédulo com o destino de ambos os jogadores. Para o FC Porto, 70 milhões pagos pelo Barcelona ou pelo Mónaco são sempre 70 milhões. Para os jogadores deveria ser diferente!

E não seria por falta de interessados que os jogadores teriam forçosamente de ficar no FC Porto. João Moutinho tinha as portas de Inglaterra abertas, e em teoria, jogar no campeonato Inglês, num clube que está nas competições europeias e com história é bem diferente do que jogar num clube que subiu à 1º Liga, que vai competir apenas nas competições nacionais e que a nível de história é conhecido pelos príncipes que habitam naquele mundo à parte e também pelo grande prémio de Fórmula 1 que tem características únicas.

Quanto a James, aos 21 anos é claramente um passo atrás. Muito dinheiro sim, mas aos 21 anos ter já o pensamento no dinheiro e não na possibilidade de vir a jogar num clube histórico e numa das melhores liga do mundo é sinal de alguma preocupação da evolução do jogador no futuro.

Se a SAD poderia fazer alguma coisa? Claro que sim! Ou será que até Agosto, não existiam outros jogadores capazes de equilibrar as contas da SAD?

Claro que existem! Quando o FC Porto tem 3 centrais de grande qualidade e acaba de contratar aquele que vai dentro de um par de ano, o melhor central do mundo (Diego Reyes) claramente, a sair alguém para equilibrar as contas seria um central!

No meio campo a qualidade também era em grande quantidade. Manter Fernando, Defour, Moutinho, Lucho e James era complicado, mas vender 2 deles é de loucos, quando se sabe que Fernando poderá sair, aliás, todos os anos está para sair e é um facto que termina contrato em 2014 e renovação nada!

E quando se sabia que existem jogadores como Alex Sandro, Mangala, Fernando e Jackson Martinez com clubes interessados, para além dos interesses que existiam por Moutinho e James, claramente a SAD deveria ter esperado mais um pouco e ter decidido por saídas que não desequilibrassem tanto determinados sectores, até porque vai ser muito complicado manter Mangala e Jackson.

E se pelos vistos existe tanto interesse nos jogadores do FC Porto, também não se percebe o investimento já feito em vários jogadores, que claramente não são substitutos directos dos que já saíram e poderão sair. Diego Reyes, Tiago Rodrigues, Ricardo Pereira e Carlos Eduardo são bons jogadores mas numa perspetiva futura. Herrera está a caminho, esse sim, aparentemente para atenuar a saída de João Moutinho, mas será suficiente?

Uma coisa é certa, não é por falta de Milhões que a SAD não equilibrará o plantel. O FC Porto precisa de poucos mas bons jogadores, e não de voltar a entrar em competição directa com o rival de Lisboa.

Mais, é preciso arrumar a casa e se souberem arrumar muitos Milhões entrarão provenientes de jogadores que não tem espaço no plantel nem grande futuro no clube.

E sobretudo, arrumar a casa o quanto antes no que diz respeito ao treinador para a próxima época. Vítor Pereira terminou o seu ciclo e é importante definir quem irá treinar o FC Porto, até porque já se percebeu que vem aí revolução e estar a contratar e vender jogadores sem se saber quem é o treinador arriscamo-nos a ficar com as terceiras ou quartas opções.

Jorge Nuno Pinto da Costa é hoje eleito para um novo mandato, e esperamos todos, que a partir de segunda-feira seja anunciado o novo treinador e se comece a arrumar a casa.

Vem aí um novo triénio e como já se percebeu será o último de Pinto da Costa. E se é ó ultimo terá que ser o melhor de sempre. E sem tem que ser o melhor de sempre, então há que investir como nunca se investiu para levar o FC Porto à conquista do 30º título de campeão na Liga e mais um grande título europeu.

Se é possível? Claro que sim. Esta equipa precisa de um treinador que seja um líder e com tantos milhões há que saber contratar os jogadores certos para este objectivo.


Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Pelos valores encaixados, torna-se um bom negócio, agora há que acautelar o reforço do plantel, para que não percamos qualidade.

Para os jogadores a saída para o Mónaco terá sido boa do ponto de vista monetário, caso contrário não aceitariam mudar-se para um campeonato menos competitivos que o nosso.

Os próximos dias serão de decisão quanto a entradas e saídas bem como quanto ao novo treinador.

Abraço

Paulo