domingo, 25 de agosto de 2013

Dragão abre portas ao Campeão


Amanhã, o Dragão abre portas ao Campeão naquele que será o primeiro jogo oficial em casa, depois da conquista da Supertaça e da vitória na primeira jornada para a Liga.

O início da Liga não foi nada fácil, com a equipa de Paulo Fonseca a ser surpreendida perante um Vitória de Setúbal, teoricamente acessível, mas que tornou o jogo muito complicado. É certo que o FC Porto não esteve ao seu melhor nível, mas foi também fruto do adversário que soube bloquear quase por completo o campeão.

Mas acreditamos todos que Paulo Fonseca tirou algumas conclusões acerca desse jogo. A primeira é que num plantel que tem por excedente jogadores para as alas, não pode deixar de fora da convocatória jogadores como Kelvin e Iturbe, quando Varela não estava disponível. É certo que Josué cumpriu em campo, mas foi mais médio do que ala e isso, aliado a uma exibição fraca de Licá, tornou o jogo ofensivo do FC Porto muito limitado.

Se o esquema treinado durante a pré-época foi o 4X3X3, então Paulo Fonseca tem de decidir se Iturbe e/ou Kelvin são opções. Se não forem, então, claramente, o FC Porto tem 1 semana para ir contratar pelo menos mais 1 extremo de qualidade acima dos que cá estão.

A semana foi fértil em inúmeras especulações em todos os sectores. Na defesa, voltaram as noticias que um dos centrais irá ser vendido: Otamenti ou Mangala. No meio campo, voltaram as ofertas do Inter a Fernando. No ataque, Jackson, que continua sem renovar, depois de “ter” pedido para renovar, a SAD continua a não conseguir fechar este dossier. Consequência ou não desta indefinição, voltou o interesse de clubes por Jackson, mas desta vez não estamos a falar de clubes como o Nápoles, mas sim, do Chelsea, que se não comprar Rooney por perto de 50M€, não terá qualquer problema em dar 40M€ por Jackson e assim, a SAD ficar com muito dinheiro no bolso, mas sem o melhor avançado, fazendo lembrar a saída de Falcão!

Ainda no ataque, Iturbe foi notícia primeiro por estar de saída, empréstimo ou saída em definitivo, para Espanha e mais recentemente para Itália. Aparentemente seria a noticia com mais fundamento, contudo, Paulo Fonseca disse ontem que contava com o jogador e hoje surpreendeu todos ao convocar Iturbe para o jogo de amanhã.

Esperam todos os Portistas que esta opção seja para manter. Faz todo o sentido depois da pré-época que Iturbe fez. Imaginar esta equipa com Iturbe e Quintero em campo, é sonhar com explosão e magia reunidas em prol da equipa.

É provavelmente, das 3 convocatórias oficiais da época, aquela que reúne mais consenso e lógica face aos disponíveis para o jogo.

Convocados: Helton, Danilo, Lucho, Maicon, Iturbe, Josué, Jackson, Quintero, Ghilas, Fucile, Herrera, Licá, Mangala, Fabiano, Fernando, Alex Sandro, Otamendi e Defour.

O adversário de amanhã não podia vir mais motivado, depois de ter vencido o clube do regime em sua casa. Mas sejamos justos, venceu com justiça, mas não foi melhor equipa nem tão pouco mostrou futebol acima daquilo que mostrou na época passada, pelo que, será sim um jogo complicado, pela qualidade da equipa e sobretudo pela motivação com que vai entrar em campo.

Paulo Fonseca tem uma baixa de peso no ataque, mas por outro lado já a teve frente ao Vitória de Setúbal. Varela não conseguiu recuperar e vai mais uma vez continuar de fora.

Perante isto, e se caso Paulo Fonseca mantenha a coerência nas opções, deverá realizar mexidas no sector atacante. Josué correspondeu, ainda que deslocado na posição que ocupava fruto de não ser um ala mas sim um médio ofensivo, mas Licá esteve muito aquém do que tinha feito na Supertaça. As opções para substituir Licá, se Paulo Fonseca assim entender que Licá não será titular, são Iturbe ou então apostar em Quintero.

Por um lado a opção de Licá é a de continuidade e de aposta no esquema de jogo, pois Iturbe não tem ritmo, por outro lado a aposta em Iturbe seria a de manter o esquema de jogo e claramente mostrar que Licá não agarrou o lugar e agora é Iturbe que tem a oportunidade.

Mas não será surpreendente se Paulo Fonseca apostar no miúdo maravilha Quintero, para jogar na ala, como falso extremo, tal como Josué o fez em Setúbal e James fez na época passada. A ser esta a aposta, será um FC Porto um pouco diferente, mas que garante qualidade de jogo e ritmo competitivo.

Na prática, Paulo Fonseca apenas tem 1 dúvida para amanhã, se irá manter Licá ou apostar em Iturbe ou em Quintero para o lugar de Licá.

Equipa: Helton, Danilo, Alex Sandro, Otamendi e Mangala, Fernando, Defour e Lucho, Josué, Quintero e Jackson.

Independentemente de quem jogar Paulo Fonseca tem ao seu dispor jogadores com qualidade suficiente para vencer no Dragão e assim manter o 1º lugar na Liga.
O jogo está marcado para as 19:45 e terá transmissão na Sporttv.

A todos aqueles que estejam por perto venham apoiar o FC Porto, naquele que será o primeiro jogo oficial no Dragão e aplaudir esta equipa que este ano já conquistou mais um título para o nosso futuro museu.

Força Porto.
Ricardo Gonçalves Jorge

Sem comentários: