domingo, 4 de agosto de 2013

Preparação com Saldo Positivo, mas…

Passado 1 mês que abriu as oficinas do FC Porto para a nova época, o saldo desta preparação é claramente positivo. Em oito jogos de preparação, 7 vitórias e 1 derrota, 35 golos marcados, 4 golos sofridos e 3 troféus e, 4 possíveis.

Com a aquisição de 10 novos jogadores, apenas 9 estiveram, nestes jogos de preparação, já que Bolat apenas chegou há dias, pouco mudou na equipa. O treinador também é novo, a equipa técnica idem, mas o esquema de jogo apenas alterou no meio campo com a inversão do triângulo, passando agora este meio campo a ter um verdadeiro número 10 atrás do avançado centro.

A preparação arrancou e terminou com muitos jogadores. Aqui já é a primeira critica que faço, após o estágio ou no limite após a digressão pela América do Sul, já deveria ter ocorrido uma primeira filtragem do grupo. No Emirates Cup, na minha opinião, o FC Porto já deveria ter apresentado um grupo de 22 jogadores (o limite máximo para participar nos dois jogos), permitindo assim à equipa ganhar algumas rotinas para a Supertaça que será dentro de 1 semana.
Mas não, Paulo Fonseca entendeu levar os 26 jogadores o que faz com que este torneio tenha tido como objectivo, ganhar ritmo e no limite ajudar a esclarecer algumas dúvidas de quem afinal irá sair.

Curiosamente, e apesar da quantidade de jogadores, uma coisa ficou clara, se o FC Porto não anda com interesse em Bernard então deveria ter mesmo, pois uma das grandes lacunas da equipa são as alas. E se as alas não funcionarem, até podemos ter um avançado que vale 40M€ e um outro com muita vontade, que não iremos lá!

Ou seja, se por um lado Paulo Fonseca vai ter de emagrecer o plantel em 3 ou 4 jogadores, precisa claramente de mais um ala capaz de entrar na equipa inicial e assim até encobrir a diferença abismal de qualidade nos dois avançados centro que temos no plantel.

Guarda Redes:

Helton – Irá continuar a ser o titular desta equipa.
Fabiano – Mostrou qualidade sempre que foi chamado.
Kadu – Vai ter a primeira época como profissional na equipa B. É uma esperança para o futuro.
Bolat – Um desconhecido, claramente uma contratação a pensar no futuro, mas não faz sentido ficar no plantel!

Defesas:

Danilo – Um dos destaques desta pré-época. Não só pelo hat-trik na Colômbia, mas pela qualidade e a condição física que mostrou.
Fucile – Um regresso positivo ao FC Porto. Tem estado a subir de nível e vai ser uma boa opção no plantel.
Alex Sandro – Mais discreto que Danilo e Fucile. Pode ser por problemas físicos, mas esteve num plano muito mais discreto, ainda assim, é um indiscutível.
Maicon – Sem aquela exuberância de quando era titular mas continua a ser uma opção segura e muito válida, mas Otamendi e Mangala continuam por cima.
Mangala – Acabou a época em grande, começou igualmente em grande. É claramente o jogador mais valioso do sector defensivo. Está motivado e o facto de querer permanecer no plantel é sinal que irá fazer uma grande época. Penso que faz sentido renovar com o jogador, por uma questão de coerência.
Otamendi – Era um dos elementos que se pensava que iria sair no verão. Esclarecida a situação da cláusula, o jogador não se deixou abalar pela situação e continua a mostrar muita qualidade. O contrato termina em 2015 e faz sentido avançar com a renovação já!
Abdoulaye Ba – É com surpresa que ficou nesta pré-época na equipa. Não faz sentido com Maicon, Otamendi e Mangala, e com Fucile, que liberta Mangala e Maicon de jogarem nas alas, que faça parte do plantel, quando também está lá o jovem Diego Reyes. Ao que tudo parece é para salvaguardar a eventual saída de Mangala nos últimos dias. Se assim for, então parece que continua por salvaguardar a data limite para accionar as cláusulas de rescisão. Faz todo o sentido ser emprestado.
Diego Reyes – É uma promessa, o mais novo de todos os centrais, faz sentido ficar no plantel e poder rodar na equipa B. Até final da época iremos ver a jogar na primeira equipa, pois tem muita qualidade.

Médios:

Fernando – Não renovou contrato, mas parece que renovou. Continua a ser o mesmo profissional dentro de campo. Existem rumores que caso não saía até ao fecho do mercado que irá renovar contrato. Faz todo o sentido já ter renovado há muito tempo, é um jogador que fora de campo não tem a melhor atitude mas dentro do campo não há igual. Razão pela qual tantos médios ainda a trabalhar no plantel.
André Castro – Não se fala da questão do contrato mas é outro jogador que termina contrato no final da época. Moutinho deixou a mensagem e com sentido. É um jogador com vontade e qualidade suficiente para ficar no plantel, independentemente de Fernando ficar ou não. Há que renovar contrato e apostar nele.
Defour – Até ao momento é claramente o médio que está mais bem posicionado para substituir Moutinho na equipa. É o médio mais polivalente que a equipa tem e mostra estar em excelente condição física.
Herrera – Chegou este ano na perspectiva que Moutinho e/ou Fernando poderiam sair. Saiu Moutinho e ainda pode sair Fernando. Com a qualidade de Defour, com o crescente de Castro e a qualidade de Quintero, caso Fernando fique no plantel, teremos um meio campo de muita qualidade e quantidade.
Tiago Rodrigues – É um jovem internacional com qualidade mas tem sido o elemento mais discreto de todos. Deverá ser emprestado ou então ficar na equipa B.
Josué – Contratação relâmpago deste jovem que volta a casa. Tem sido uma agradável surpresa, mas com a entrada de Quintero, dá a sensação que se atrapalham um ao outro. Jogou bem numa posição mais defensiva, mas nesse lugar, caso Fernando fique no plantel também terá concorrência apertada. Não faz sentido ficar no plantel se não tiver várias oportunidades nem tão pouco jogar na equipa B. Poderá ser este o jogador que está pendente de ficar no plantel por causa da eventual saída de Fernando?
Lucho – Existe uma equipa com Lucho e outra sem Lucho, mas a curto prazo terá concorrente de peso, de seu nome Quintero.
Carlos Eduardo – Outros dos jogadores que menos jogou nesta preparação. Contudo não significa que não tenha qualidade. Tem e muita, mas foi claramente uma contratação de futuro e quando ainda não tinha chegado Quintero. Penso que faz sentido ser emprestado, equipa B é despromoção para este jogador.
Quintero – Tal como Paulo Fonseca disse, chegou há pouco tempo e já faz alguma diferença. Qualidade de passe muito boa, não se agarra muito à bola, joga para o colectivo e sempre que pode remata. Tal como Diego Reyes, é uma promessa mundial que este ano já vai marcar a diferença no Porto.

Avançados:

Ricardo Pereira – Tal como Tiago Rodrigues jogou muito pouco, mas deverá ficar no plantel. Pode fazer o lado direito da defesa, tal como já fez no Vitória de Guimarães, e pode ser uma alternativa para o ataque. A equipa B poderá servir para manter o ritmo competitivo.
Iturbe – Foi outras das surpresas da pré-época. Fez a melhor pré-época desde que chegou, está mais confiante, joga mais no colectivo, e o facto de o FC Porto não ceder ao interesse do River Plate é sinal que é para manter e apostar na equipa. Faz todo o sentido.
Licá – De todos os jogadores para as alas, foi aquele que menos se evidenciou. Tem qualidade, mas curiosamente, terá mais oportunidades como avançado centro e alternativa a Jackson do que alternativa para as alas, sobretudo se se confirmar a contratação de mais um avançado para as alas. Faz sentido ser emprestado, pois a equipa B é também uma despromoção para a qualidade que tem.
Kelvin – Teve várias oportunidades nos vários jogos, mas não conseguiu desequilibrar ao ponto de ser uma alternativa válida para a equipa. Carrega o estatuto de ter dado o campeonato ao FC Porto mas é preciso olhar para a carreira do jogador e nessa perspectiva, e se chegar mesmo um novo avançado para as alas, então deverá ser emprestado. Equipa B não é mais opção para ele.
Izmaylov – Continuo a achar que a posição de extremo não faz sentido para Izmaylov. É claramente mais um médio organizador do que um ala no esquema do FC Porto. Não deverá ficar no plantel contudo o facto de ter chegado já a esta fase da preparação incluído no plantel, poderá gerar ainda dúvidas se fica ou não.
Varela - Um dos destaques desta pré-época. Marcou golos, deu a marcar, mostra uma boa condição física e é claramente titular indiscutível neste momento.
Jackson – Em 7 jogos de preparação, marcou em 5 deles. Continua com faro de golo e com boa dinâmica no ataque. Continua sem concorrência à altura.
Ghilas – Foi um dos destaques no Moreirense, mas no FC Porto não tem sido. Não tem muita mobilidade e por vezes atrapalha-se com a bola. Não mostrou ser uma alternativa a Jackson, se era essa a ideia dos responsáveis do FC Porto então falhou, se a ideia era contratar um suplente para Jackson então ou ele ou Licá poderão fazer esse lugar.

A nível de entradas só se fala de Bernard e muito possivelmente se não vier Bernard não virá mais ninguém. A novela já vai longa, é certo que 25M€ é muito dinheiro mas o jogador é valioso e vale o investimento.

A nível de saídas, continua tudo na mesma, ou seja, pouca definição. Se nos casos de Bracali, Ventura, Djalma, Sereno e Ukra, o impacto é reduzido no que diz respeito à geração de mais valias, já nos casos de Rolando, Kléber e Atsu, poderão render uma verba significativa para os cofres do FC Porto. É urgente resolver estes casos pois parece que estão a encravar a possibilidade do FC Porto se reforçar com mais 1 jogador.
Esta semana irá haver novidades, até porque não faz sentido retardar mais tempo a definição das dispensas uma vez que os jogadores dispensados terão que ter tempo para arranjar um clube para jogar.

Uma coisa é certa, equipa para competições internas está garantida, equipa para a Europa… ainda não.

Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

Sem comentários: